“EU ESCOLHO REFLETIR OS TEMPOS E AS SITUAÇÕES NAS QUAIS ME ENCONTRO” – Nina Simone

HOJE

As empresas não são algo acima ou separado do social. Estão inseridas num contexto social, politico e econômico, extremamente complexo, como o brasileiro hoje. Isso faz com que nós, líderes de empresas nacionais, prestemos atenção ao que está se pensando para o futuro do país. Para além de nossos interesses, faz-se necessário garantir que os cidadãos tenham seus direitos assegurados, inclusive o de consumir, pois é do “consumo das famílias” que sobrevivem as economias, os negócios.

Especificamente, quero refletir sobre o que dizem os candidatos à presidência da República sobre incentivos à produção industrial e retomada do crescimento econômico. Tenho assistido alguns debates e entrevistas. Pouco ou quase nada se fala da indústria nacional, ciência e tecnologia, entre outras áreas estratégicas que deveriam estar sendo pensadas para um Brasil afinado com as grandes transformações tecnológicas como internet of things (internet coisas), business agility, big data, machine learning entre outras que estão alternado completamente à comunicação entre pessoas, objetos, processos e dados. Ou seja, como tudo isso afetará à indústria, assim como as redes de comunicação digital vem transformando completamente às relações interpessoais.

Nos debates e entrevistas, o que se vê é a reprodução de uma fala antiga, que nada inova em termos de gestão, de processos e principalmente em ciência e tecnologia para avançarmos rumo a um futuro mais virtuoso, que não somente resgate a esperança, mas efetive mudanças que realmente importam para o Brasil. Propostas que considerem a realidade nacional, e não cópias de modelos estrangeiros, muitos já testados e falidos em muitos países.

Proponho refletirmos sobre o contexto político porque é sobre nosso futuro, nossas vidas e de nossos negócios que recairão os resultados das eleições de 2018. E concordando com o que diz Nina Simone: “Eu escolho refletir os tempos e as situações nas quais me encontro.”

 

Assista  vídeo. São menos de 1 min e as mudanças em nossos comportamentos podem ser eternas. Vale muito, até para entender o papel de cada um no processo político, que é muito além de eleições, embora essa o coloque em evidência.

 

Inocência Manoel – Fundadora INOAR Cosméticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s