COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS = CONSUMO CONSCIENTE

dermo 2

A INOAR tem investido em certificações de seus produtos para garantir qualidade e fidedignidade nas suas linhas vegana, orgânica e cruelty-free. Daí a importância de compreender o que são cada um desses conceitos.

Cosmético vegano
Serão considerados veganos os cosméticos que não utilizam matérias primas de origem animal em sua composição. “Um cosmético vegano não significa que ele seja natural ou orgânico. Ele pode ser inteiramente sintético e, ainda assim, continuar sendo vegano.”

Cosmético orgânico
Serão considerados cosméticos orgânicos se formulados com mínimo de 95% de matérias-primas cultivadas sem uso de agrotóxicos, numa perspectiva sustentável, de respeito à vida e natureza.

Cosmético natural
Serão considerados cosméticos naturais os formulados com mínimo de 95% do total das suas matérias-primas de origem natural, podendo os 5% restantes ser de matérias matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas, “desde que esses ingredientes não atendam pelo nome de Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone. Também não podem utilizar em sua formulação qualquer ingrediente de origem animal.”

Cosmético cruelty-free
Cruelty-free, do inglês, “sem crueldade” são os cosméticos que não realizam testes em animais. “Todavia, isso não significa que não há matérias-primas provenientes de origem animal em sua composição. Ou seja, é possível ser cruelty-free, sem ser vegano.”

Sintéticos
São a maioria dos cosméticos disponíveis no mercado, que tem na sua formulação ingredientes desenvolvidos em laboratório, de origem animal, utilizam corantes, conservantes, silicones, álcool e parabenos, […] e muitos deles são testados em animais.

Certamente o tema de cosméticos sustentáveis é bem mais complexo que as descrições acima, mas, vamos aprofundando. Num contexto onde busca-se maior integração e respeito à natureza, o consumo é cada vez mais consciente de que somos parte dela, e não superior para subjuga-la, destruí-la.

 

Inocência Manoel – Fundadora INOAR Cosméticos

 

http://www.peta.org

http://www.ciclovivo.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s