MINHA MÃE: A FORÇA DA SUPERAÇÃO

DIA DAS MAES - Inocência blog
https://sagradoser.com/sagrado-feminino.html

Lembro de minha mãe em uma luta diária, em todos os sentidos. Luta diária para nos alimentar, nos proteger, trabalhar e ainda lidar com o preconceito. Afinal, criar 7 filhos sozinha não é para qualquer um. Mas, tinha uma força e disposição incomensurável, que mesmo atravessando tempestades de todo o tipo, nunca perdeu sua altivez. Sua integridade.

Ainda quando criança nos levava passear, sempre com vestidos até o joelho, mangas ¾, floridos ou lisos, cintura bem marcada, sapatos médios. Era uma mulher muito bonita, com força de caráter, assumindo sempre suas posições. Gostava de música e de dançar. Era feliz apesar dos problemas.

Como era desquitada, num tempo onde havia muito preconceito com tal condição feminina, sofria com comentários maldosos. Os ataques eram velados, de desprezo. E infelizmente, na grande maioria, vinham de mulheres, que deveriam ser às primeiras a aplaudir àquelas que lutam por direitos e liberdades. Só que não. A grande maioria de mulheres vai condenar outras que são mais ousadas, ou que ocupam lugares de destaque, de poder.

Minha mãe amava à família e era contrária a separações: “Separação só em último caso, quando se esgotam todas às possibilidades de viverem juntos.”  Mas, não abria mão da independência financeira. Seu discurso, às filhas mulheres, sempre foi: “eu quero que vocês estudem, trabalhem, sejam independentes e nunca dependam de um homem. Se quiserem casar, casem. Mas, escolham com quem vão casar para que suas vidas nunca dependam de um homem. Casem por amor, por que gostam da pessoa, mas nunca sejam um peso na vida de ninguém. Nunca permitam que alguém pise na cabeça de vocês. Casando, sejam boas esposas, porém sem dependência do marido. O marido não tem que comprar roupas íntimas, isso ou aquilo. Vocês têm que ter o dinheiro para se manterem.

Ontem recebi um Prêmio no European Awards for Best Practices 2018, em Bruxelas/Bélgica, por boas práticas da INOAR Cosméticos. Quando subi ao palco levei comigo minha mãe e meu pai, por tudo que fizeram para que eu chegasse até ali. Meus avós que vieram muito pobres de Portugal para o Brasil, atravessando mares distantes, cheios de incertezas, mas com muitos sonhos na bagagem, e muita fé na vida.

Essa fé na vida, integridade, alegria de viver e coragem para enfrentar desafios de qualquer natureza herdei de minha mãe. De meus pais, de meus antepassados. Obrigada minha mãe. TE AMO e SEMPRE TE AMAREI.

 

Inocência Manoel – Fundadora INOAR Cosméticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s